sábado, 20 de dezembro de 2008

Os Milagres e seus abusos


Adicionar imagem
Pr. Paulo Romero

Sexta-feira Apologética - 19/12/2008

Palestrante : Dr. Paulo Romeiro

Tema: Os Milagres e seus Abusos

Os Milagres são para hoje?

Os objetos como sabonete , rosa ungida e sal grosso podem curar ?

Como discenir entre os verdadeiros e os falsos milagres ?

- No afã de demonstrar o poder de Deus e produzir milagres , muitos pregadores partiram para o sensacionalismo , empregando métodos suspeitos e anti-bíblicos em suas atuações. Aparentemente funciona muito bem, pois nada atrai mais uma certa parcela dos evangélicos hoje em dia do que as berrações produzidas em nome do Evangelho e interpretadas como manifestações do Poder de Deus.


OS MILAGRES E SEUS ABUSOS


INTRODUÇÃO:

Há várias décadas, o milagre tornou-se um dos temas mais explorados no campo religioso brasileiro. Os milagres são produzidos oferecidos, anunciados, abusados e vendidos. Existe até mesmo uma competição entre os pregadores quanto á importância e ao número de milagres em seus ministérios. Expressões como " aqui tem milagres" , "o homem dos milagres " e "explosão de milagres " inundam a mídia evangélica no Brasil . Não se pode negar também que uma grande quantidade de crentes vive apenas em busca de milagres, sem interesse em construir uma vida espiritual com base no estudo da Palavra de Deus.

Crer na Bíblia é crer em milagres. Ela mesma já é um grande miligre e está cheia de relatos dos grandes feitos de Deus e muitos eventos sobrenaturais tais como, a criação do mundo, a encarnação de Jesus e sua ressurreição física dentro os mortos. A volta de Cristo se constituirá também num grande milagre que poderá acontecer a qualquer momento. A própria vida de Cristo foi marcada por muitos milagres.


1- Dois extremos:
Um dos extremos é o cetismo , isto é , a rejeição total de qualquer possibilidades dos milagres acontecerem hoje. O outro, é a disposição descontrolada, irresponsável e até ingênua de ser crer em tudo o que aparece, sem qualquer critério de avaliação por parte dos que circulam em torno dos milagres.


2- Definições:
O Dicionário Aurélio define milagre como um efeito ou ocorrência extraordinária, que não se explica pelas leis da natureza. Dentro do contexto religioso, milagre é qualquer manisfestação da presença ativa de Deus na história humana ( p. 923).
Para C.S. Lewis, milagre é "uma interferência na natureza por um poder sobrenatural".
Para Machen, " milagre é um evento no mundo exterior, que é trabalhado pelo poder imediato de Deus".
Pode-se dizer também que " um milagre acontece quando Deus da um passo para fazer algo além do que poderia ser realizado de acordo com as leis da natureza, do modo como a entedemos, e que na verdade pode estar em desacordo com elas e ser até uma violação delas. Além disso, um milagre está além da capacidade intelectual ou científica do homem"


3- As dimençõs do milagre:
Para Norman Geisler, um milagre tem várias dimensões:
Primeiro, os milagres têm uma característica incomum. É um evento fora do comum em comparação com o padrão regular de eventos no mundo natural. Ex.: caminhar sobre as águas.
Segundo, os milagres têm uma dimensão teológica. É um ato de Deus que pressupõe um Deus que age.
Terceiro, os milagres têm dimensão moral. Eles trazem glória a Deus ao manifestar o seu caráter moral. Milagres são atos visíveis que refletem a natureza invisível de Deus. Assim, nenhum milagre verdadeiro é mal, porque Deus é bom.
Quarto, milagres têm dimensão doutrinária. Estão ligados direta ou indiretamente a reividicações da verdade. São maneiras de distinguir o profeta verdadeiro do falso profeta ( Dt 18.22 )
Quinto, milagres têm dimensão teleológica. Ao contrário da mágica, eles nunca são feitos para diversão. Veja Lucas 23.8.

4- Os Abusos:
A diferença entre o que é um ato soberano de Deus e o que é normativo para a Igreja.
Cair ou movimento cai-cai. Compare Is. 28.13 com João 18.6.
A Benção de Toronto. Também conhecida como a Gargalhada Sagrada ( e ainda a unção do riso ou a unção de Isaque). O papel de Rodney Howard Browne, um evangelista da África do Sul, alinhado com Kenneth Hagin, que se transferiu para a Flórida, nos Estados Unidos em 1987. Tudo começou numa igreja em Lakeland, na Flórida, em 1993. O papel de Randy Clark e John Arnot, da igreja perto do aeroporto de Toronto, no Canadá. Sua influência em diferentes partes do mundo.
Sons de animais. Isto é rebaixar a imagem de Deus no ser humano.
A "cola" do Espírito Santo.
As falsas revelações ( Peter Popov e outros ).
Os falsos milagres ( Atos 26.18; Deuteronômio 18.21,22; 13.1-3 e Mateus 7.22,23). Muitos pregadores e líderes evangélicos usam os milagres que , suipostamente, acontecem em seus ministérios para justificar suas falcatruas, falta de ética, problemas morais e doutrinários.

5- Critérios para identificar os milagres:
O milagre exaltou Deus?
O milagre produziu um bem estar físico ou espiritual na pessoa?
As doutrinas em volta do milagre estão de acordo com a Palavra de Deus?
O milagre levou alguém a salvação em Cristo?

Por: pastor Paulo Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário