quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mensagem que Ministrei no domingo dia 18/01/2009


SEIS PRINCÍPIOS DA OBEDIÊNCIA A PARTIR DA VIDA DE ABRAÃO - GN 22:1,10

Contexto Histórico : Após 25 anos de espera, Abraão vê o nascimento de seu filho Isaque, o filho da promesa. Passado alguns anos , recebe um ordem de Deus para sacrificá-lo. Dessa narrativa, iremos ressaltar a obediência demonstrada por abraão.

Introdução: A obediência é um aprendizado. Obedecer não é algo natural ao ser humano. Nós precisamos passar pelo processo deste aprendizado constantemente.
Para que isso ocorra é necessário existir uma disposição, é necessário querer aprender a obedecer. Com Abraão aprendemos seis princípios sobre obediência.

• A Igreja concorda que a obediência é um aprendizado?

1º) A OBEDIÊNCIA DEVE SER IMEDIATA v. 3 - A expressão " de madrugada" ou seja, bem cedo, sem demora, significa que :

a- Abraão não ficou questionando a ordem recebida; não entra em debate com Deus querendo saber o por quê ? e nem mesmo o para quê ? Ele não pergunta nada. Ele age. Ele obedece.

b- Abraão não ficou adiando a execução; ele não deixa cair no esquecimento, não deixou para a semana seguinte, para o mês seguinte. Não deixou para o bedecer quando estivesse pronto para fazê-lo. Temos facilidade em inverter as nossas ações, isto é oramos quando deveríamos agir e agimos quando deveríamos orar.

c- Abraão não ficou em busca de confirmação para depois obedecer; não põe em dúvida o que ouviu pois ele sabia quem falava com ele . Não fez como gideão que acaba pondo a prova o que ouvira tstando o poder de quem falava com ele Jz. 6.


2º) DEVO ME PREPARAR DA MANEIRA NECESSÁRIA PARA OBEDECE v. 3

Para a execução da tarefa Abraão preparou o meio de transporte ( jumento), preparou um equipe que o acompanharia parte do caminho (dois servos), cortou a lenha, chamou a Isaque e Foi ( isso tudo de madrugada). O preparo não atrapalhou , nem retardou a obediência. Pelo contrário, o preparo possibilitou fazê-lo.
Gostamos muito da parte que diz que o SENHOR PROVERÁ, mas antes disso , abraão fez a sua parte trabalhando para obedecer logo cedinho. O senhor proveu porque Abraão não foi obedecê-lo de qualquer maneira. Abraão não chegou de mãos vazias.
Têm muitos crentes que não se preparam e ficam orando e dizendo que o Senhor proverá , o Senhor proverá. Já ouvi até crentes dizer: " vou entrar num consórcio de uma carro . Não tenho dinheiro, mas Deus proverá. " Deus só providência o que não está ao nosso alcance. Compete a nós fazermos o NATURAL e o SOBRENATURAL compete a Deus.

Reflexão :

1- o que nos leva a questionarmos a Deus sobre a sua vontade ?

2- Como precisamos nos preparar se Deus capacita os chamados?


3º) OBEDECER DÁ TRABALHO v -3

Preparar um jumento, acordar dois servos, acordar o filho, rachar a lenha e tudo de madrugada deve ter sido um trabalhão. Isso sem mencionar o lado emocional , já que a ordem a ser executada era " toma o teu filho, teu único filho a quem amas, e vai-te á terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto...."

4º) OBEDIÊNCIA EXIGE PERSEVERANÇA; v- 4

Às vezes a ordem que Deus nos dá exige que permaneçamos em obediência por um longo período; são ordens que exigem mais do que um sim . Dia após dia precisamos renovar a nossa disposição em obedecer. Assim foi com Abraão, pois após andar 3 dias avistou o lugar de longe . Ainda estava longe mas não desistiu da obediência.
A perseverança é um dos ingredientes essênciais para uma vida cristã saudável.

5º) OBEDIÊNCIA EXIGE FÉ- v.5 voltaremos; o Senhor proverá

Fé é o que faz com que continuemos apesar de tudo e de todos e até de nós mesmos.

a- Abraão não sabia o que iria acontecer,mas acreditava que não voltava sozinho (v.5)

b- Abraão não desiste de obedecer ao ser questionado por seu filho. Ele responde que Deus irá prover o que está faltando. Vejamos que foi somente neste momento extremo que Abraão recorreu ao sobrenatural de Deus. (v. 7,8) . Abraão nos ensina que Deus nos dará todas as condições para que o obedeçamos - o que estiver faltando e que não seja da nossa competência suprir, certamente Deus suprirá.

6º) OBEDIÊNCIA É SINÔNIMO DE ADORAÇÃO v. 5; havendo adorado .

A obediência é um ato de adoração e deve ser feita em adoração. Jesus declarou que " aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama" Jo 14:21

Obediência não é feita com murmuração ( chutando latinhas ); esse tipo de obediência é obrigação. Deus não quer nínguém em sua obra trabalha de forma obrigada, sem alegria.

CONCLUSÃO: OBEDEÇAMOS SEMPRE, DE MANEIRA IMEDIATA E SEM QUESTIONAMENTOS...

REFLEXÃO:

1- Você pode dizer hoje: Senhor, eis - me aqui para fazer o que o Senhor quiser ?

2- Como você tem se preparado para fazer a vontade de Deus ???

Pr . Neilton Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário