sábado, 24 de janeiro de 2009

O Monge.


O significado de viver em fidelidade ao momento presente, sem retroceder ao passado ou antecipar o futuro , é maravilhosamente ilustrada pela história de um monge que estava sendo perseguido por um tigre feroz.
- Ele correu até a beirada de um despenhadeiro, olhou para trás e viu o tigre rugindo e pronto para dar o bote. O monge então notou uma corda que pendia da beira do precipício. Ele agarrou-a depressa e começou a descer a lateral do despenhadeiro agarrado a corda, para escapar das garras do tigre. Que alívio!! Essa foi por pouco . Ele então olhou para baixo e enxergou uma imensa extensão de rochas pontiagudas aguardando 150 metroa abaixo. Ele olhou para cima e viu o tigre a posto no alto do precipício com as garras á mostra. Nesse exato momento dois camundongos começaram a roer a corda. O que Fazer?
O monge viu um morango que se estendia ao alcance da sua mão da face do despenhadeiro. Ele colheu-o, comeu e exclamou:
" Que delícia; esse é o melhor morango que já comi na vida". Se ele estivesse preocupado com as rochas abaixo (o futuro) ou com o tigre acima ( o passado), teria perdido o morango que Deus estava lhe dando no momento presente. Crianças não se concentram nos tigres do passado ou nas pedras do futuro, mas apenas no morango que está aqui e agora.
- O apóstolo Paulo captou em toda a sua extensão o significado do ensino de Jesus de tornar-se ccmo uma criancinha. Servindo como porta-casacos durante o apedrejamento de Estevão e como lìder-chave na chacina dos cristaõs, Paulo poderia muito bem ter se tornado um caso patológico se tivesse se concentrado no seu passado pré-cristão. Ele, porém, escreve: " Uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente" (Fp 3:13; NTLH).
Prº Neilton Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário